Palavra de FéQuem é JesusSérie

Quem é Jesus? O Filho de Deus.

Desde os primórdios da humanidade, a busca por respostas sobre a origem e o significado da vida permeia a história. Entre as diversas crenças e filosofias, a figura de Jesus Cristo se destaca como uma resposta singular a essas inquietações. Para os cristãos, Jesus é mais do que um profeta ou líder religioso: Ele é o Filho de Deus, a personificação do amor divino em carne humana.

Com base na Bíblia:

A Bíblia, livro sagrado do cristianismo, narra a história de Jesus desde seu nascimento virginal até sua morte e ressurreição. 

Genealogia

No Evangelho de Mateus, capítulo 1, temos a genealogia de Jesus Cristo, ao ler esse capítulo, relembro uma pergunta muito usada nas escolas bíblicas dominicais: Qual é o número de gerações de Abraão até Jesus? Normalmente inicia-se um debate, pois no versículo 17, é citado 3 grupos de 14, totalizando 42 gerações.  Mas o livro de Lucas também relata uma genealogia Lc 3:23-38, com 77 gerações,  mas essa é até Adão, o que pode gerar uma pequena confusão, Por isso fique atento a pergunta, uma diferença e o foco dos escritores,  Mateus foca a Linhagem Real. Lucas enfatiza a sua humanidade universal

O nascimento de Jesus.  

Em Mateus Mt 1:18-25, temos um relato direto e resumido do ocorrido, mas em Lucas, temos mais detalhes dos fatos:

Lc 1:26-38, encontramos o relato da anunciação do anjo Gabriel à virgem Maria: “E, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, quando ela o viu, turbou-se com as suas palavras e considerava que saudação seria esta. (podemos dizer que turbou-se gerou sentimento de surpresa: A pessoa ficou surpresa com o que foi dito, seja por ser algo inesperado, chocante e inacreditável.)

 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, e porás nele o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Recomendo a leitura de Lc 2:1-20 os detalhes de como ocorreu, vamos focar na resposta “O Filho de Deus”, referente à pergunta: Quem é Jesus?.

A divindade de Jesus:

O título “Filho de Deus” não se refere apenas à filiação biológica de Jesus a Maria, mas à sua natureza divina. O Evangelho de João, capítulo 1, versículos 1 a 14, afirma: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 

Este estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Relação com Deus Pai:

1. João 14:9-11:

  • Jesus afirma: “Quem me vê, vê o Pai“. Essa frase revela a unidade perfeita entre Jesus e Deus Pai. Ao ver Jesus, podemos conhecer o caráter, o amor e a santidade de Deus.
  • Jesus também diz: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim“. Essa declaração demonstra a interconexão profunda entre Jesus e Deus Pai. Eles são um em essência, compartilhando a mesma natureza divina.

3. Mateus 28:19:

  • Jesus ordena que os discípulos batizem em nome do “Pai, do Filho e do Espírito Santo“. Essa passagem revela a Trindade, um mistério central da fé cristã. Jesus, o Filho, é co-igual ao Pai e ao Espírito Santo, formando um único Deus em três pessoas distintas.

4. 1 Coríntios 8:6:

  • Afirma que há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são todas as coisas. Essa passagem reconhece a distinção entre Jesus e Deus Pai, mas também sua unidade na obra da criação e redenção.

A relação entre Jesus e o Espírito Santo: Uma conexão profunda e transformadora

Tendo explorado a relação entre Jesus e Deus Pai, voltamos nosso olhar para a profunda conexão entre Jesus e o Espírito Santo. As escrituras revelam um vínculo inseparável e uma atuação conjunta na obra da redenção.

1. João 14:16-17:

  • Jesus promete enviar o Espírito Santo como Consolador e Advogado. O Consolador, palavra grega “parakletos”, significa “aquele que vem ao lado para ajudar”. O Espírito Santo, então, é um companheiro constante, oferecendo conforto, orientação e força aos crentes. Já como Advogado, o Espírito Santo defende os cristãos, intercedendo por eles e capacitando-os a viver uma vida em santidade.

2. João 16:7-15:

  • Jesus explica o papel do Espírito Santo como guia e condutor da verdade. O Espírito Santo guia os discípulos em sua jornada de fé, revelando a verdade de Deus e capacitando-os a discernir o certo do errado. Ele também os conduz a uma compreensão mais profunda das escrituras e da vontade de Deus.

3. Atos 1:8:

  • Jesus ordena que os discípulos esperem em Jerusalém pelo batismo do Espírito Santo. Esse evento, que aconteceu no dia de Pentecostes, marcou o início da Igreja Cristã e o empoderamento dos discípulos para a missão de evangelizar o mundo.

4. 1 Coríntios 12:4-11:

  • Paulo descreve os dons do Espírito Santo, como profecia, ensino, fé, cura e milagres. Esses dons são dados aos cristãos para o bem da comunidade, para edificar o corpo de Cristo e servir ao próximo.

A relação entre Jesus e o Espírito Santo é fundamental para a fé cristã. O Espírito Santo é a presença viva de Deus na Terra, enviado por Jesus para continuar sua obra de salvação e transformação. Ao compreendermos essa relação, podemos nos abrir para a ação do Espírito Santo em nossas vidas, recebendo seus dons e frutos, e vivendo de acordo com a vontade de Deus.

Conclusão:

A crença em Jesus como o Filho de Deus é o fundamento da fé cristã. Através de sua vida, morte e ressurreição, Jesus reconciliou a humanidade com Deus e ofereceu a promessa de salvação e vida eterna.

Nos próximos posts, exploraremos mais profundamente a vida e os ensinamentos de Jesus, suas obras e impacto na história.

Referências:

Genealogia de Jesus:

Nascimento de Jesus:

Divindade de Jesus:

  • João 1:1-14

Relação com Deus Pai:

  • João 14:9-11
  • Mateus 28:19
  • 1 Coríntios 8:6

Relação com o Espírito Santo:

  • João 14:16-17
  • João 16:7-15
  • Atos 1:8
  • 1 Coríntios 12:4-11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *