Gastos Federais no combate ao COVID-19
Gastos Federais específicos para combater a pandemia do COVID-19 desde já estão disponibilizados no site do Portal da Transparência.
A saber até o dia 25/03 mais de 2 bilhões de reais, com destaque bem com aos fundos de saúde municipais, que receberam mais de 1 bilhão.
Além disso o Governo Federal já tem orçados mais de 5 bilhões, contudo 4 bilhões são ao programa de “Atenção Especializada à Saúde” por parte do Ministério da Saúde.
Controle Social dos Gastos Federais
Primeiramente é muito importante o Controle Social dos Gastos Federais, bem como ter essas informações em uma linguagem clara.
O Cidadão pode ajudar a fiscalizar acompanhando as informações no Portal da Transparência.
Contratos
A Lei nº 13.979/2020 prevê a dispensa de licitação temporária na aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do novo coronavírus.
Contudo é importante ressaltar que todos os contratos estão sendo registrados e publicados no https://www.saude.gov.br/contratos-coronavirus
Responsabilidade
o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever, sabemos que o Brasil sofre com a corrupção e as taxas de comissões a mais em cada contrato.
Não quero criar nenhuma pôlemica ou acusar ninguém, apenas incentivar a cada cidadão a observar o que cada administrador tem feito.